Afinal o que é Branding?

Conheça melhor essa metodologia estratégica que deixa em foco o real valor da sua marca. Saiba mais e se inspire!

Branding

Antes de começarmos, pense por um pequeno período sobre uma marca. Lembre-se de todas suas características e o que te fez lembrar imediatamente dela. Você notou que algumas empresas têm sua marca forte e consolidada no mercado? E que ela se torna automaticamente reconhecida e citada? Exatamente, isso não é obra do acaso. Esse trabalho de fortalecimento de marca é conhecido como branding.

“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”

Walter Landor.

O que significa Branding?

Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra.

Nos tempos atuais, por grande influência das mídias digitais, muitas marcas viram o aumento de concorrência pela audiência do seu consumidor. Esse momento foi crucial para a virada de chave e investimento em estratégias diferenciadas e mais intimistas. Aí que entra o Branding!

Seu sistema de comunicação deixa claro os motivos pelos quais a marca importa e faz seu consumidor perceber a marca como a única solução.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Customer Thermomether, mais 65% dos consumidores compartilhavam estar emocionalmente conectados a uma marca. Isso traz como consequência, o sentimento de que a empresa se importa por pessoas como eles.

Antes do planejamento de ações, lembramos também a importância do registro de uma marca. Essa medida é uma proteção legal contra possíveis cópias e serve para que a empresa tenha como exclusividade o seu nome, produto, serviço ou ainda o logotipo. Para isso, a empresa deve procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido que será examinado de acordo com a Lei 9.279/96, Lei de Propriedade Industrial. Resumidamente, o INPI tem a responsabilidade de proteger a propriedade intelectual que for devidamente registrada.

Benefícios da Gestão de Marca

O processo de gestão pode trazer vários tipos de benefícios. Como falamos acima, o principal deles é o reconhecimento da marca imediato e conexões emocionais. Mas existem outros muito importantes também. São eles:

  • Aumento da confiança com seu público;
  • Presença na mente do consumidor;
  • Maior valor atrelado a marca;
  • Fidelidade com o público.

Você enxergou uma necessidade de investir em sua marca? Conte com a StartD para executar esse processo. Somos um escritório que atua a mais de 15 anos na construção de marcas fortes e de valor.

fonte: www.sebrae.com.br

Junte-se à
nossa lista

Mantenha-se atualizado com as nossas últimas notícias.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp

Relacionados

J&M Exclusive

Em 2022 fomos chamados pela @Kunzmedia a realizar o projeto gráfico da J&M Exclusive.  Empresa do ramo da construção civil de alto padrão.  Desafio era

Leia mais

FickOn

A FickOn chega para fazer a diferença no mercado de provedor de internet fibra para Brasil. Sua matriz esta localizada estrategicamente em Florianópolis Santa Catarina,

Leia mais
1. Selecione os tipos de projetos
que você deseja orçar
2. Precisamos de mais algumas informações
3. Informações de contato

Caso você queira um conteúdo diferente do que foi listado, entre em contato com nossa equipe.